Comitê de Ética em Pesquisa
Home > Institucional > Comitê de Ética em Pesquisa

O que é Comitê de Ética em Pesquisa?
O Comitê de Ética em Pesquisa - CEP é um colegiado multi e transdisciplinar, independente, que deve existir nas instituições que realizam pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Resolução nº196/96 Conselho Nacional de Saúde).
O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está baseado nas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos – CIOMS) e brasileiras (Res. CNS 196/96 e complementares). De acordo com estas diretrizes: “toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida a apreciação de um CEP”. As atribuições do CEP são de papel consultivo e educativo, visando contribuir para a qualidade das pesquisas, bem como a valorização do pesquisador, que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.
A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde e foi criada pela Resolução do CNS nº 196/96. A CONEP tem como principal atribuição o exame dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos. Como missão, elabora e utiliza as diretrizes e normas para proteção dos sujeitos de pesquisa e coordena a rede de Comitês de Ética em Pesquisa – CEPs das instituições.
Histórico
As preocupações com a formalização de um Comitê de Ética em Pesquisa surgiram no âmbito da pós-graduação do Grupo Albion no ano de 2007. O Grupo Albion, com seus cursos de graduação e pós-graduação, vendo a necessidade de adequação sobre as questões éticas em pesquisa, procurou o CONEP (Conselho Nacional de ética em Pesquisa), por meio de docente do Grupo Albion que já faziam parte de outras Instituições de Educação que possuíam comitês de ética.
Portanto, por parte desta equipe profissional já existia uma clara preocupação com as questões éticas em seu sentido lato, bem como a preocupação em oferecer um trabalho de orientação em termos de condução das pesquisas inerentes ao processo educacional atendendo quesitos éticos. Convergindo nesta perspectiva, a solicitude da resolução 196/96 no sentido de que cada Instituição de Ensino Superior possua seu comitê de ética em pesquisa fizeram com que em 2007 a Diretoria do Grupo Albon, juntamente com um grupo de professores se encontrassem para discutir os problemas éticos das pesquisas, já visualizando a formação de um comitê.
O reconhecimento por parte da CONEP ocorreu em setembro de 2007, quando do recebimento da Carta N. 1538, que aprovou o registro deste Comitê, dando inicio ao surgimento de uma Comissão de membros relatores.
Diante desta formação, umas das primeiras iniciativas realizadas foi a realização de um curso de capacitação para membros do comitê, com o objetivo de uniformalizar as ações, a partir do estudo da resolução 196/96 e complementares, bem como, de outros materiais. Dar seqüência a montagem do formato institucional da apresentação dos documentos ao CEP, como por exemplo: o fluxograma de encaminhamentos metodológicos do projeto e termos de consentimento livre e esclarecido.
Em agosto de 2010, uma nova seleção de membros será realizada, onde estes de caráter voluntário analisarão e emitirão os pareceres do CEP aos projetos de pós-graduação e graduação do Grupo Albion e de outras Instituições que não possuem CEP, considerando, todas as particularidades da Resolução 196/96 e regimento interno deste Comitê.
Missão
“Avaliar pesquisa salvaguardando os direitos e a dignidade dos seres humanos, em conformidade com a legislação brasileira regulamentada pela CONEP, sendo dividida em duas ações principais: a orientação aos pesquisadores e a análise dos projetos encaminhados”.